-
Arquitetos: AD9 Architects, K.A Studio
- Área: 600 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Damsan, Hafele, MaiHoang Paint, Moc Nhien, Panasonic
Descrição enviada pela equipe de projeto. BMT é a nossa maneira de recontar a história de belas memórias que pertencem a um jovem casal, de seu amor pela natureza e os valores fundamentais da vida. Eles nos contaram histórias sobre sua infância, quando nasceram e cresceram na beleza poética simples da casa com telhado de telha cerâmica cercada por um jardim verdejante, do som poético e hipnotizante do chilrear dos pássaros harmonizando-se com o córrego correndo no jardim frontal.
A nova casa está localizada em uma área urbana promissora ao norte da cidade de Buon Ma Thuot, Vietnã. Como a maioria dos projetos atuais de planejamento de localidades urbanas e rurais com infraestrutura e sistemas de tráfego concluídos, nos foi atribuído um terreno quadrado e plano, apesar de estarmos localizados no planalto. Nosso principal objetivo era criar uma casa que pudesse resistir ao clima local, mantendo a singularidade e familiaridade da arquitetura tradicional e, ao mesmo tempo, suscitar novas descobertas. Trabalhamos na concepção de uma casa que esperamos ser o lugar que representará as belas memórias do casal e o início de um futuro para sua família.
As unidades funcionais foram criadas de maneira natural e contínua, com áreas comuns e privadas separadas de forma clara, porém delicada. Pretendíamos que as fronteiras entre os espaços fossem quase inexistentes, sem a presença de áreas principais e de apoio, de modo que cada pedaço da casa, o jardim, o riacho, estivessem todos conectados, não separados e dependentes uns dos outros para criar os valores fundamentais da construção. No que diz respeito à construção da casa, o térreo é constituído pela sala de estar e pela cozinha, ligadas por uma passagem que flutua sobre o córrego. A zona de descanso situa-se na parte posterior, rodeada pela privacidade e sossego do jardim. No primeiro andar está a área de leitura e home office, com 2 quartos interligados e separados pela vegetação.
As atividades diárias nesta casa são incentivadas a se espalhar pelas diferentes áreas, todas em direção ao jardim principal (o coração do projeto). A partir daí, os blocos funcionais são conectados pelos espaços de vegetação aninhados sob a cobertura espaçosa, onde os habitantes podem se misturar com a natureza. Estes espaços de amortecimento dentro e fora da casa são projetados a fim de permitir a circulação natural do ar para que tanto as áreas fechadas quanto as abertas possam aproveitar ao máximo a natureza, receber luz solar e fluxo de ar ao longo do dia. As estruturas da cobertura representam a morfologia arquitetônica de acordo com a evolução dos blocos funcionais de baixo para cima. O declive suave proporciona ao volume uma altura mais baixa e reduz gradualmente a luz solar direta para a área interna. Observado à distância, o telhado cria um ritmo sobreposto, mas flexível.
Os materiais utilizados são concreto aparente, madeira e pedra, todos orgânicos e ecologicamente corretos, com um toque local, mas garantindo a conveniência de um estilo de vida moderno. Dois anos após a construção da Casa BMT, sentimos fortemente a existência dos valores tradicionais trazidos da casa da infância do casal, como estão ligados e transformados no presente e no futuro, já que esta casa será o lugar onde seus filhos crescerão enquanto são nutridos pelo encanto da natureza. Queremos transmitir, através deste projeto, o chamado para proteger e estender o espírito da arquitetura tradicional em meio ao ritmo agitado da vida urbana, e como cada projeto arquitetônico pode ser criado para abrigar e nutrir a beleza da alma.